Líder: ou você é ou você está



Hoje resolvi falar sobre liderança, esse privilégio que é para poucos, mas que tem sido decaído por muitos. O que me motivou a escrever sobre isso são as barbaridades que vivi e tenho visto ao longo da vida na posição de liderada por outrem.

Falo especificamente acerca das igrejas e ministérios, onde a "liderança" se justifica com o verso 1 do capítulo 13 de Romanos, que diz: "Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas." O que vejo, entretanto, são pessoas completamente despreparadas, incapacitadas e incompetentes se fundamentando equivocadamente nesse versículo. Mais parecem defensores da Teoria do Direito Divino, aquela, criada durante a Idade Média, no auge do Absolutismo para justificá-lo. Naquele contexto, os reis se autointitulavam como os representantes de Deus na Terra e eram respeitados como tal. O que vejo em pleno século XXI são pessoas completamente incompetentes se colocando num pedestal de semideus, intocável e indialogável, o que, na verdade, mais parece uma liderança ditatorial, muitíssimo distante da proposta de Jesus, o maior líder de toda a História.

Para início de conversa, a liderança é um dom nato: ou você nasce com ele ou definitivamente você não nasce com ele. O líder o é de nascença. Ninguém se torna um líder, o que acontece é uma pessoa (líder nata) ao longo da vida ser lapidada e aprimorada nesse posto.

Ano passado fui privilegiada por participar do The Global Leadership SUMMIT, um congresso anual realizado nos EUA e franqueado para outros países, onde é tratado o tema liderança por pessoas renomadas. Na edição do ano passado, ouvi Condoleezza Rice, Jim Collins, Craig Groeschel, John Ortberg e tantos outros. Nessa ocasião, ouvi verdades que valem a pena ser compartilhadas a fim de que pessoas despreparadas (que estão líderes) percebam que definitivamente estão matando seus ministérios, negócios, projetos, enfim.

Pouquíssimas pessoas nasceram para liderar. Segundo Bill Hybels, energizar as pessoas é um desafio exclusivo do líder, e o maior de todos. O autêntico líder motiva seus seguidores e estes, por sua vez, têm prazer em atendê-lo, pois confiam em sua capacidade e o admiram.

Amo uma fala da Condollezza quando ela afirma que "o autoritarismo nunca será estável." Pessoas que não argumentam e que se impõem não servem para liderar pessoas.

Outra fala maravilhosa é a de Jim Collins, quando diz que "é a humildade que separa um líder excepcional do medíocre." Ah, como falta humildade (e humanidade) nas pessoas que estão líderes... O verdadeiro líder é humano. Ele jamais será indiferente à dor e ao desconforto de seus liderados. Um legítimo líder, ao saber que um membro de sua equipe está acamado por exemplo, irá até seu liderado saber como ele está, se precisa de alguma coisa, enfim. Ele jamais ignorará o choro de um liderado, mas procurará saber o que o entristece naquele momento.

Craig Groeschel afirma que "o líder dá espaço para os seus seguidores falharem ou conquistarem, ele não fica impondo o que deve ou não ser feito." Ele ainda diz outra frase maravilhosa que diz que "o respeito se conquista, a honra é dada. A honra pública leva à influência particular." Essa ideia só reforça o poder do diálogo, da franqueza e da autenticidade que um líder deve exalar e defender durante toda a sua vida. Esses elementos são o segredo para despertar em seus liderados o respeito e, por conseguinte, a honra.

Ainda ouvi de Carly Fiorina que "problemas sérios devem ser tratados com sigilo." Isso é tão básico, que me assusta ver tantos "líderes" expondo seus liderados de uma maneira tão imatura.

O líder sempre inspirará as pessoas a segui-lo, a honrá-lo, a querê-lo por perto. Ele deve ter inteligência emocional, postura, resiliência, sensibilidade para interpretar as individualidades de seu grupo, saber usar o que cada um tem de melhor, explorar as suas potencialidades. O líder não manda recados e não lança mão de indiretas. É ele mesmo quem procura em particular seu seguidor e inicia uma conversa franca acerca do que precisa ser tratado. Ele jamais usará alguém como exemplo na frente do grupo sem que antes esse alguém já tenha sido procurado e autorizado ser exemplo.

O que fica é a indignação em ser liderada por pessoas tão incompetentes, vê-las cometendo erros grotescos e primários, que só revelam sua mediocridade e despreparo. Pessoas preocupadas em ser enérgicas o tempo todo em detrimento de ser gentis e educadas. Para essas pessoas deixo uma dica valiosíssima: em agosto, nos dias 08 e 09/2013, acontecerá mais uma edição do SUMMIT, em Chicago. Visitem o site www.willowcreek.org.br e vejam como se inscrever. O bom mesmo seria entender, de uma vez por todas, que vocês nunca serão líderes, apenas estão. Mas... como conheço muito bem sua teimosia e limitação, sugiro que façam o SUMMIT e tentem apreender alguma coisa, pelo amor de Deus!

Comentários